O que está acontecendo conosco ?!


O QUE ESTÁ ACONTECENDO CONOSCO?


E nós: por que permitimos que o dom se apague? Por que nos esquecemos que o Espírito Santo habita em nós?Certas coisas acontecem conosco -- o desânimo, a descrença, a falta de compromisso com a santificação, a falta de envolvimento no projeto de Deus para o mundo -- porque nos esquecemos que o Espírito Santo mora em nós. Ah! se nos lembrássemos! Nossas vidas seriam mais felizes!


As pressões da vida


Uma menina feliz com seus pais anda triste porque não tem um namorado. Falta algo em sua vida. Na Igreja não tem ninguém que se interessa por ela e ela não se interessa por ninguém. Ela tem amigos na escola, mas não participa dos seus programas. Então, ela resolve se aproximar um pouco mais. Os garotos também se aproximam. As conversas são um pouco estranhas, mas ela se mantém firme nas suas convicções. Um encontro aqui, outra festa ali, um passeio em outro dia. Um rapaz chega mais perto. Ela até o leva em sua casa. Ela se afasta, mas a história se repete com outro rapaz. Moral da história: ela não faz parte da turma. Não é melhor fazer parte? Será que não vou ficar sozinha para sempre? Será que estou certa nos meus valores?

A pressão é enorme e, às vezes, apaga o dom. A solidão machuca, abafa e abala.


Os sofrimentos da vida


Nosso dom se apaga quando experimentamos aquilo que consideramos o silêncio de Deus, quando oramos e não ouvimos a resposta. Por algum tempo nos consolamos com o ensino de que Deus tem o seu tempo. Depois, nos cansamos de esperar.

A pergunta inevitável é: vale a pena servir a um Deus dEste? Paulo, como que para testar seu filho-na-fé, faz-lhe um convite, ele que sofria a prisão: vem sofrer comigo, Timóteo (v. 8).


O cansaço da igreja


Por vezes, na igreja sobram dedos, para apontar os erros dos outros, e faltam ombros para sustentar os que querem ficar firmes.A tendência humana competitiva também grassa na igreja, de modo que o fracasso de um é discretamente comemorado. Quando se confirmam as direções dos nossos dedos, em lugar de chorar, preferimos dizer: "não falei?".Se uma pessoa errou no passado é porque vai continuar errando. É triste saber que há pessoas que têm de trocar de igreja para recomeçar suas vidas. Deus já as perdoou, mas, muitas vezes, nós não perdoamos.Veja como está você e seja um ombro para quem precisa.


Por vezes, na igreja sobram olhos, para ver as brechas, e falta disposição, para tapar uma dessas brechas.Em outras palavras, por vezes, na igreja sobram lépidas pernas, para escorregar dos compromissos, e falta vigor para se por a caminho. Nós somos capazes de fazer belos diagnósticos, identificando os problemas da igreja. No entanto, nós nos esquecemos que, quando não nos empenhamos na solução dos problemas, nós somos os problemas.Veja como está você e se disponha a se pôr na brecha, para ser usado por Deus, para reparar a iniqüidade


Enfim, por vezes, na igreja sobram palavras, palavras de compreensão e entendimento, e faltam ações, ações de compreensão e entendimento.Jesus recomenda (Mt 18.15) que, quando tivermos alguma informação sobre um irmão, nós temos que ir a ele, para saber o que está acontecendo e ajudá-lo, se for possível. No entanto, achamos que a maneira de ajudar este irmão é espalhar a informação que temos dele a um amigo mais íntimo, que o divulga para outro irmão mais íntimo, que pede oração a um grupo intimo. Quando o irmão-vítima fica sabendo, ele esclarece que não é nada daquilo, mas já não é mais possível recolher as penas lançadas do alto da montanha...Este irmão, certamente, será um que terá que lutar muito com Deus para que o dom não seja apagado por um cristianismo teórico demais nas intenções boas e prático demais nas realizações más..Veja como está você e se integre no exército dos que se empenhar em entender, compreender e amar.


Por isto, e por outros fatores, há muita gente cansada de igreja, gente que logo ficará cansada de Deus, gente que logo se afastará de Deus, às vezes, irremediavelmente.Há gente cansada por ter feito muito e acabou sufocada pela incompreensão e pela crítica. Há gente cansada por não ter feito nada. Há gente que se cansou de sua própria acomodação.Há gente cansada de esperar atitudes coerentes.


Cansaço de Deus


Há gente esquecida de sua salvação e de sua santa vocação . Há muita gente triste com a sua salvação, por estranho que pareça. Se somos salvos e estamos cansados, é porque esquecemos que somos salvos ou porque a salvação produz tristeza em nós. Na verdade, na linguagem do salmista, falta a muitos a alegria da salvação (Sl 51.12), alegria que produz uma adoração vibrante, alegria que produz uma vida ativa porque cheia do dom.Veja como está você e pare de banalizar a Deus. Viva-o como um Deus compassivo e também zeloso da Sua santidade e da santidade dos seus seguidores.


O dom que nós queremosHá uma contradição entre o poder, o amor e a moderação que o dom de Deus nos sopra e o poder, o amor e a moderação que nós queremos que Ele sopre.

O PODER que nós naturalmente queremos é o poder de fazer Deus fazer o que nós queremos, não o de fazermos o que Ele quer. Religião não é magia. Nós podemos orar, mas não podemos fazer o que só Deus pode fazer.

O AMOR que nós naturalmente queremos é o amor centrado em nós, não aquele de Jesus, auto-esvaziado de si mesmo.Pensamos neste dom do amor como o dom de sermos amados, nunca como o dom de amar. Sempre pensamos no amor como uma flecha que vem em nossa direção.


A MODERAÇÃO que nós naturalmente queremos é a moderação de sermos julgados pelos outros, não a de os julgar.Agimos como na frase de um político mineiro:-- Para os amigos, tudo; para os adversários, a lei.Queremos ser julgados como amigos, mas queremos julgar como se julga a inimigos. Para nós, exigimos moderação. Em relação aos outros, nós nos sentimos livres exercer nosso juízo sem moderação.


O dom que Deus nos oferece


O espírito de Deus é espírito de poder e amor e moderação:. espírito de poder para viver, apesar das adversidades, e para testemunhar, apesar das pressões e nós mesmos;. espírito de amor . e espírito de moderação para reagir com emoções adequadas às situações, para ser inteligentemente objetivo nas ações.



O ESPÍRITO DE MODERAÇÃO que Deus nos dá pode ser pensado em muitas direções. Temos a força e temos o amor. O que nos falta?Falta-nos sabedoria para pôr o poder e o amor em ação. Faltava, porque Deus também nos deu este espírito de sabedoria, moderação, equilíbrio.Ser moderado é controlar as emoções, quando devem ser controladas, é liberar as emoções, quanto devem ser liberadas. Ser moderado não é ser contido, mas ser equilibrado. Ser equilibrado não é ser fechado, fleugmático, para dentro; é ser aberto; é ser capaz de caminhar por entre os extremos.Moderação também é a capacidade que Deus nos dá para julgar os outros do mesmo modo que queremos ser julgados. Como gostamos de julgar! Como achamos corretos os nossos julgamentos! Como gostamos de não ser julgados! Como achamos que os julgamentos dos outros sobre nós não são corretos! Por isto, precisamos do espírito de moderação.Moderação é ainda a capacidade que Deus nos dá para discernir o tempo e as coisas, de modo a poder decidir e agir com prudência, na hora certa e sem precipitação. Como é difícil a moderação! Como é fácil falar na hora de calar! Como é fácil comprar na hora de poupar! Como é fácil calar na hora de falar! Como é fácil guardar na hora de gastar! Precisamos do espírito de moderação.Moderação é também a capacidade que Deus nos dá para persistir nas causas que abraçamos, sejam elas profissionais, familiares ou eclesiásticas. Na cultura do fácil, desistimos quando o bom é difícil e duro, esquecidos que o melhor é sempre o mais difícil. Precisamos de disciplina própria, que nos faça ter método e paciência para alcançar os alvos que elementos para nossas vidas. Graças a Deus que Ele nos dá o espírito da moderação.Assim, quem tem poder (força), amor (que é derramamento) e moderação (que é sabedoria de vida), de que mais precisa?


CONCLUSÃO


Se você não está usando o dom de Deus, está desperdiçando sua vida


Nenhum comentário: