Administrando os sentimentos...


Todos nós nos deparamos com fatos, atos, reações e até temos e vemos atitudes que nos deixam demasiadamente tristes em nosso dia-a-dia.

Acredito que não podemos mudar isso, no entanto se aprendermos a administrar as nossas emoções, aprenderemos, contudo, a crescer juntamente com os obstáculos que enfrentarmos diariamente.

Neemias 8:10-11 nos diz: ... Não se entristeçam porque a alegria do Senhor é a vossa força. Os levitas tranqüilizaram todo o povo dizendo: “Acalmem-se, porque este é um dia santo. Não fiquem tristes”.

Estava meditando nesse texto essa semana, e cheguei à conclusão de que se “A alegria do Senhor é a nossa força”, quando ficamos tristes, estamos fracos, pois estamos dizendo não à alegria que o Senhor nos proporciona.

No entanto há aí uma controvérsia, porque Paulo nos diz em 2 Coríntios 12:10 “Quando eu sou fraco, é que sou forte”. Então para que o poder se aperfeiçoe em mim, eu preciso estar fraco e vulnerável ao acesso de Deus à minha vida.

Muitas vezes nós nos aprofundamos em nossos sentimentos, e não queremos sair do imenso vazio que há em nós. A maioria de nós prefere afundar-se em suas emoções e decepções do que dar livre acesso para que Deus possa preencher o vazio que há dentro de cada um de nós.Tendemos a construir fortalezas cada vez maiores para impedirmos o acesso de Deus ao nosso coração.

As pessoas precisam ver o caráter de Cristo sendo refletido através dos nossos rostos, e é essa a alegria mencionada no texto de Neemias 8:10-11, a alegria de Cristo em nós e através de nós, porque é com essa alegria que vamos impactar essa geração vazia, e repleta de decepção e tristeza. Quando não demonstramos essa alegria, nos tornamos fracos porque acabamos dependendo do nosso próprio esforço e rejeitamos a graça de Cristo, então nos voltamos para os nossos problemas, para as nossas adversidades, e fazemos com que essas coisas se tornem empecilhos no nosso caminhar com o Senhor. Ficamos fracos para vencer a rejeição, a tristeza, a dor, o ódio, o cansaço, o mal humor, a desilusão, a decepção, entre outras coisas que satanás manda para nos assolar, simplesmente porque tentamos vencer todas essas coisas na nossa força, e rejeitamos a graça, o favor, a misericórdia, a alegria e a bondade de Deus.

Já a fraqueza mencionada por Paulo em 2 Coríntios 12:9-10 Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.”; é uma fraqueza que nos faz reconhecer a soberania e o governo de Deus, é uma fraqueza que nos faz confiar na fidelidade do Senhor.Essa é a fraqueza que precisamos sentir quando estivermos desprovidos da alegria mencionada em Neemias 8:10-11.

A fraqueza citada pelo apóstolo Paulo nos mostra, que ao identificarmos os nossos problemas, devemos colocá-los aos pés do Senhor, descansar, confiar e nos alegrar, pois sabemos quem é o Deus em quem temos crido, e por isso podemos nos desprender de nós mesmos e dar livre acesso ao Senhor, para que ele venha curar o nosso coração, tratar as nossas emoções e nos ajudar para que nos tornemos homens e mulheres segundo o coração de Deus, homens e mulheres que quando Jesus sondar, possa ver corações, emoções, sentimentos, sonhos, vontades, todos aos pés da cruz, rendidos à vontade do Senhor.

Precisamos nos empenhar em refletir a alegria de Cristo, e ao mesmo tempo nos despojarmos das nossas fortalezas, e reconhecermos a nossa insignificância e fraqueza diante do Senhor, para que possamos viver a cada dia somente pela força Dele, e reconhecendo Sua graça sobre nós. Vamos nos lembrar a cada dia que o Senhor preparou um futuro espetacular para cada um de nós, e não vamos mais adiar o cumprimento das promessas em nossas vidas.

Que tal desfrutarmos juntos da alegria do Senhor ?!

Nenhum comentário: