É hora de sair da caixa...


Não tenha medo de causar polêmica .

Estou cansada de ouvir as pessoas reclamando: “Estou cheia de problemas, estou doente, estou sem dinheiro, eu estava em uma enchente” etc.

Eu digo para elas mudarem, e saírem de suas caixas, mesmo que elas estejam morando dentro dessas caixas.

Eu sempre digo aos sem- tetos, “Ei o que você acha de ser um sem-teto?” Não se sujeite a ser sem teto.

Quer saber, não é fácil sair da nossa zona de conforto. As pessoas vão acabar conosco, vão dizer que nem deveríamos ter tentado. Mas não há muita diferença em um estádio cheio de fãs e um bando de gente te xingando. Ambos estão apenas fazendo barulho. Como encarar isso, é com você. Convença-se de que estão torcendo por você; se fizer isso, um dia eles irão.

Há uma nação gritando por socorro.

Temos a escolha de sair das caixas em que temos vivido para levar vida à pessoas que estão mortas em nossa nação. Elas precisam saber que a escolha de continuarem vivendo na situação em que se encontram é somente delas, e que o Senhor não as fez para viverem assim.

Jesus teve sensibilidade para ouvir e atender o grito de socorro do povo da sua geração, ele se compadeceu daquele povo que estava aflito e sem pastor; enquanto nós sentamos em nossas cadeiras confortáveis, ligamos a TV e ficamos inertes a tudo isso. Nós temos permitido que pessoas vivam sem saber que alguém morreu em seu lugar, este quadro negro não vai mudar enquanto não sairmos dessa inércia, dessa estagnação que nos faz crentes cada vez mais gordos e religiosos, que não conseguem mais agradar o coração de Deus.


Senhor, eu quero ser as Suas mãos para curar essa Terra. Transforma-se em seus pés para que eu possa andar proclamando a Sua palavra, o Seu amor e a Sua vida.

Confronta toda inércia, todo comodismo, desperta o Teu povo, levanta uma geração de jovens que vão amar até o fim, e vão levar o verdadeiro amor.

Tem misericódia de nós por todo tempo em que dormimos e deixamos o Teu povo morrer, que a Sua graça seja sobre nós para que ainda assim possamos pela Graça anunciar a Tua verdade.

Singin' In The Rain

Eu estou cantando na chuva
Apenas cantando na chuva
Que sensação gloriosa
Eu estou feliz de novo
Eu estou rindo das nuvens
Tão escuro lá em cima
O sol está no meu coração
E eu estou pronto para o amor
Deixe as nuvens carregadas perseguirem
Todos do lugar
Venha com a chuva
Eu tenho um sorriso no meu rosto
Eu ando pela travessa
Com um refrão feliz
Cantando, apenas cantando na chuva

Jamie Cullum - Singin' In The Rain

Administrando os sentimentos...


Todos nós nos deparamos com fatos, atos, reações e até temos e vemos atitudes que nos deixam demasiadamente tristes em nosso dia-a-dia.

Acredito que não podemos mudar isso, no entanto se aprendermos a administrar as nossas emoções, aprenderemos, contudo, a crescer juntamente com os obstáculos que enfrentarmos diariamente.

Neemias 8:10-11 nos diz: ... Não se entristeçam porque a alegria do Senhor é a vossa força. Os levitas tranqüilizaram todo o povo dizendo: “Acalmem-se, porque este é um dia santo. Não fiquem tristes”.

Estava meditando nesse texto essa semana, e cheguei à conclusão de que se “A alegria do Senhor é a nossa força”, quando ficamos tristes, estamos fracos, pois estamos dizendo não à alegria que o Senhor nos proporciona.

No entanto há aí uma controvérsia, porque Paulo nos diz em 2 Coríntios 12:10 “Quando eu sou fraco, é que sou forte”. Então para que o poder se aperfeiçoe em mim, eu preciso estar fraco e vulnerável ao acesso de Deus à minha vida.

Muitas vezes nós nos aprofundamos em nossos sentimentos, e não queremos sair do imenso vazio que há em nós. A maioria de nós prefere afundar-se em suas emoções e decepções do que dar livre acesso para que Deus possa preencher o vazio que há dentro de cada um de nós.Tendemos a construir fortalezas cada vez maiores para impedirmos o acesso de Deus ao nosso coração.

As pessoas precisam ver o caráter de Cristo sendo refletido através dos nossos rostos, e é essa a alegria mencionada no texto de Neemias 8:10-11, a alegria de Cristo em nós e através de nós, porque é com essa alegria que vamos impactar essa geração vazia, e repleta de decepção e tristeza. Quando não demonstramos essa alegria, nos tornamos fracos porque acabamos dependendo do nosso próprio esforço e rejeitamos a graça de Cristo, então nos voltamos para os nossos problemas, para as nossas adversidades, e fazemos com que essas coisas se tornem empecilhos no nosso caminhar com o Senhor. Ficamos fracos para vencer a rejeição, a tristeza, a dor, o ódio, o cansaço, o mal humor, a desilusão, a decepção, entre outras coisas que satanás manda para nos assolar, simplesmente porque tentamos vencer todas essas coisas na nossa força, e rejeitamos a graça, o favor, a misericórdia, a alegria e a bondade de Deus.

Já a fraqueza mencionada por Paulo em 2 Coríntios 12:9-10 Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.”; é uma fraqueza que nos faz reconhecer a soberania e o governo de Deus, é uma fraqueza que nos faz confiar na fidelidade do Senhor.Essa é a fraqueza que precisamos sentir quando estivermos desprovidos da alegria mencionada em Neemias 8:10-11.

A fraqueza citada pelo apóstolo Paulo nos mostra, que ao identificarmos os nossos problemas, devemos colocá-los aos pés do Senhor, descansar, confiar e nos alegrar, pois sabemos quem é o Deus em quem temos crido, e por isso podemos nos desprender de nós mesmos e dar livre acesso ao Senhor, para que ele venha curar o nosso coração, tratar as nossas emoções e nos ajudar para que nos tornemos homens e mulheres segundo o coração de Deus, homens e mulheres que quando Jesus sondar, possa ver corações, emoções, sentimentos, sonhos, vontades, todos aos pés da cruz, rendidos à vontade do Senhor.

Precisamos nos empenhar em refletir a alegria de Cristo, e ao mesmo tempo nos despojarmos das nossas fortalezas, e reconhecermos a nossa insignificância e fraqueza diante do Senhor, para que possamos viver a cada dia somente pela força Dele, e reconhecendo Sua graça sobre nós. Vamos nos lembrar a cada dia que o Senhor preparou um futuro espetacular para cada um de nós, e não vamos mais adiar o cumprimento das promessas em nossas vidas.

Que tal desfrutarmos juntos da alegria do Senhor ?!

Vida real, aí vou eu...

É podemos dizer que agora realmente está acabando...

Descobri uma coisa; eu passo tempo demais no passado e no futuro, e o presente acaba não tendo tanto valor na minha vida, acho que é daí que vem toda essa melancolia e tristeza.
Hoje eu ouvi algo muito interessante, e que não sai da minha cabeça: “Gabi, pra você tudo parece uma fatalidade”. E essa é a pura verdade.


O fim do ano parece o fim da minha vida, pareço uma velha que está à beira da morte, e começa a se lembrar de todas as coisas que havia feito no passado. Consigo enxergar todas as coisas boas que já aconteceram na minha vida, mas lembro-me delas com a mais tenra tristeza, simplesmente por não conseguir enxergar um futuro para que essas lembranças não se tornem apenas sentimentos passados.
Hoje chorei um pouquinho, só pra variar...
Não consigo imaginar meus dias sem o Ariel, Thaís, Bruna e principalmente sem a Patrícia. De verdade, o que mais tem me incomodado é saber que não vou ter mais aulas de gramática com ela; eu nunca pensei que em apenas um ano uma professora marcaria minha vida tão positivamente como ela marcou.


Sei que muitas vezes, quase sempre, faço uma tempestade num copo d’água ... Afinal, como ela mesma disse hoje, eu não estou mudando de cidade, de país, muito menos de universo, só estou terminando o colegial, então ainda vamos nos ver, sair, conversar, mandar email etc. E é isso que eu não consigo enxergar, esse contínuo relacionamento que a grande maioria diz que vamos conseguir manter.
Preciso aprender a lidar com as mudanças, porque se toda vez que eu precisar mudar em qualquer área da minha vida, acontecer essa reviravolta nos meus sentimentos, eu realmente não agüentarei muito tempo.


Segunda são as últimas provas, não sei o que vai acontecer... Eu ainda vou ter que ir nas provas de recuperação e sexta temos o projeto da escola no “Nosso Clube”.
Vou me esforçar para viver somente o presente, porque se eu ficar me remoendo pelas coisas que ainda não sei, e chorando pelas que passaram, vou perder o curto tempo que ainda tenho com os meus amigos tão amados.


É tempo de mudanças na minha vida, tempo de ver a vida real, o mundo que até então era desconhecido para mim, agora está de braços abertos, esperando que eu me lance por inteiro no seu mais profundo incógnito . Eu tenho a porta, mas estava me negando a entrar nela, mas não dá mais para procrastinar o meu amadurecimento.
Vida real, aí vou eu...


Música do dia...
Os Teus Olhos – Aeroilis.

O que está acontecendo conosco ?!


O QUE ESTÁ ACONTECENDO CONOSCO?


E nós: por que permitimos que o dom se apague? Por que nos esquecemos que o Espírito Santo habita em nós?Certas coisas acontecem conosco -- o desânimo, a descrença, a falta de compromisso com a santificação, a falta de envolvimento no projeto de Deus para o mundo -- porque nos esquecemos que o Espírito Santo mora em nós. Ah! se nos lembrássemos! Nossas vidas seriam mais felizes!


As pressões da vida


Uma menina feliz com seus pais anda triste porque não tem um namorado. Falta algo em sua vida. Na Igreja não tem ninguém que se interessa por ela e ela não se interessa por ninguém. Ela tem amigos na escola, mas não participa dos seus programas. Então, ela resolve se aproximar um pouco mais. Os garotos também se aproximam. As conversas são um pouco estranhas, mas ela se mantém firme nas suas convicções. Um encontro aqui, outra festa ali, um passeio em outro dia. Um rapaz chega mais perto. Ela até o leva em sua casa. Ela se afasta, mas a história se repete com outro rapaz. Moral da história: ela não faz parte da turma. Não é melhor fazer parte? Será que não vou ficar sozinha para sempre? Será que estou certa nos meus valores?

A pressão é enorme e, às vezes, apaga o dom. A solidão machuca, abafa e abala.


Os sofrimentos da vida


Nosso dom se apaga quando experimentamos aquilo que consideramos o silêncio de Deus, quando oramos e não ouvimos a resposta. Por algum tempo nos consolamos com o ensino de que Deus tem o seu tempo. Depois, nos cansamos de esperar.

A pergunta inevitável é: vale a pena servir a um Deus dEste? Paulo, como que para testar seu filho-na-fé, faz-lhe um convite, ele que sofria a prisão: vem sofrer comigo, Timóteo (v. 8).


O cansaço da igreja


Por vezes, na igreja sobram dedos, para apontar os erros dos outros, e faltam ombros para sustentar os que querem ficar firmes.A tendência humana competitiva também grassa na igreja, de modo que o fracasso de um é discretamente comemorado. Quando se confirmam as direções dos nossos dedos, em lugar de chorar, preferimos dizer: "não falei?".Se uma pessoa errou no passado é porque vai continuar errando. É triste saber que há pessoas que têm de trocar de igreja para recomeçar suas vidas. Deus já as perdoou, mas, muitas vezes, nós não perdoamos.Veja como está você e seja um ombro para quem precisa.


Por vezes, na igreja sobram olhos, para ver as brechas, e falta disposição, para tapar uma dessas brechas.Em outras palavras, por vezes, na igreja sobram lépidas pernas, para escorregar dos compromissos, e falta vigor para se por a caminho. Nós somos capazes de fazer belos diagnósticos, identificando os problemas da igreja. No entanto, nós nos esquecemos que, quando não nos empenhamos na solução dos problemas, nós somos os problemas.Veja como está você e se disponha a se pôr na brecha, para ser usado por Deus, para reparar a iniqüidade


Enfim, por vezes, na igreja sobram palavras, palavras de compreensão e entendimento, e faltam ações, ações de compreensão e entendimento.Jesus recomenda (Mt 18.15) que, quando tivermos alguma informação sobre um irmão, nós temos que ir a ele, para saber o que está acontecendo e ajudá-lo, se for possível. No entanto, achamos que a maneira de ajudar este irmão é espalhar a informação que temos dele a um amigo mais íntimo, que o divulga para outro irmão mais íntimo, que pede oração a um grupo intimo. Quando o irmão-vítima fica sabendo, ele esclarece que não é nada daquilo, mas já não é mais possível recolher as penas lançadas do alto da montanha...Este irmão, certamente, será um que terá que lutar muito com Deus para que o dom não seja apagado por um cristianismo teórico demais nas intenções boas e prático demais nas realizações más..Veja como está você e se integre no exército dos que se empenhar em entender, compreender e amar.


Por isto, e por outros fatores, há muita gente cansada de igreja, gente que logo ficará cansada de Deus, gente que logo se afastará de Deus, às vezes, irremediavelmente.Há gente cansada por ter feito muito e acabou sufocada pela incompreensão e pela crítica. Há gente cansada por não ter feito nada. Há gente que se cansou de sua própria acomodação.Há gente cansada de esperar atitudes coerentes.


Cansaço de Deus


Há gente esquecida de sua salvação e de sua santa vocação . Há muita gente triste com a sua salvação, por estranho que pareça. Se somos salvos e estamos cansados, é porque esquecemos que somos salvos ou porque a salvação produz tristeza em nós. Na verdade, na linguagem do salmista, falta a muitos a alegria da salvação (Sl 51.12), alegria que produz uma adoração vibrante, alegria que produz uma vida ativa porque cheia do dom.Veja como está você e pare de banalizar a Deus. Viva-o como um Deus compassivo e também zeloso da Sua santidade e da santidade dos seus seguidores.


O dom que nós queremosHá uma contradição entre o poder, o amor e a moderação que o dom de Deus nos sopra e o poder, o amor e a moderação que nós queremos que Ele sopre.

O PODER que nós naturalmente queremos é o poder de fazer Deus fazer o que nós queremos, não o de fazermos o que Ele quer. Religião não é magia. Nós podemos orar, mas não podemos fazer o que só Deus pode fazer.

O AMOR que nós naturalmente queremos é o amor centrado em nós, não aquele de Jesus, auto-esvaziado de si mesmo.Pensamos neste dom do amor como o dom de sermos amados, nunca como o dom de amar. Sempre pensamos no amor como uma flecha que vem em nossa direção.


A MODERAÇÃO que nós naturalmente queremos é a moderação de sermos julgados pelos outros, não a de os julgar.Agimos como na frase de um político mineiro:-- Para os amigos, tudo; para os adversários, a lei.Queremos ser julgados como amigos, mas queremos julgar como se julga a inimigos. Para nós, exigimos moderação. Em relação aos outros, nós nos sentimos livres exercer nosso juízo sem moderação.


O dom que Deus nos oferece


O espírito de Deus é espírito de poder e amor e moderação:. espírito de poder para viver, apesar das adversidades, e para testemunhar, apesar das pressões e nós mesmos;. espírito de amor . e espírito de moderação para reagir com emoções adequadas às situações, para ser inteligentemente objetivo nas ações.



O ESPÍRITO DE MODERAÇÃO que Deus nos dá pode ser pensado em muitas direções. Temos a força e temos o amor. O que nos falta?Falta-nos sabedoria para pôr o poder e o amor em ação. Faltava, porque Deus também nos deu este espírito de sabedoria, moderação, equilíbrio.Ser moderado é controlar as emoções, quando devem ser controladas, é liberar as emoções, quanto devem ser liberadas. Ser moderado não é ser contido, mas ser equilibrado. Ser equilibrado não é ser fechado, fleugmático, para dentro; é ser aberto; é ser capaz de caminhar por entre os extremos.Moderação também é a capacidade que Deus nos dá para julgar os outros do mesmo modo que queremos ser julgados. Como gostamos de julgar! Como achamos corretos os nossos julgamentos! Como gostamos de não ser julgados! Como achamos que os julgamentos dos outros sobre nós não são corretos! Por isto, precisamos do espírito de moderação.Moderação é ainda a capacidade que Deus nos dá para discernir o tempo e as coisas, de modo a poder decidir e agir com prudência, na hora certa e sem precipitação. Como é difícil a moderação! Como é fácil falar na hora de calar! Como é fácil comprar na hora de poupar! Como é fácil calar na hora de falar! Como é fácil guardar na hora de gastar! Precisamos do espírito de moderação.Moderação é também a capacidade que Deus nos dá para persistir nas causas que abraçamos, sejam elas profissionais, familiares ou eclesiásticas. Na cultura do fácil, desistimos quando o bom é difícil e duro, esquecidos que o melhor é sempre o mais difícil. Precisamos de disciplina própria, que nos faça ter método e paciência para alcançar os alvos que elementos para nossas vidas. Graças a Deus que Ele nos dá o espírito da moderação.Assim, quem tem poder (força), amor (que é derramamento) e moderação (que é sabedoria de vida), de que mais precisa?


CONCLUSÃO


Se você não está usando o dom de Deus, está desperdiçando sua vida


Essa sou eu...




Ainda me sinto como uma garotinha. Ainda olho em volta para verificar o que outras pessoas estão fazendo e me certificar que não sou completamente diferente; ainda olho em volta à procura de ajuda, esperando por uma rápida cotovelada ou um sussurro de advertência. Mas parece que não sou capaz de atrair a atenção de ninguém. Ninguém mais ao meu redor parece estar olhando em volta e se perguntando o que fazer. Por que me sinto como se fosse a única pessoa confusa e preocupada a respeito das próprias escolhas e do caminho que está seguindo? Para onde quer que olhe, vejo pessoas apenas avançando. E talvez eu devesse simplesmente fazer o mesmo.


Essa sou eu...Fraca por não tentar, forte por suportar. Feliz por não mais me iludir, triste por não acreditar. Adulta por não viver um conto de fadas, infantil por não saber aceitar minhas próprias fraquezas humanas. Essa sou eu, uma perfeita mentirosa.